segunda-feira, 23 de setembro de 2013

 











ESTUDO BÍBLICO: NAMORAR OU FICAR?


INTRODUÇÃO

A sociedade atual está em profundo estado de transformação constante. Termos novos são criados, termos antigos são reinterpretados. Não há verdades absolutas e sim opiniões e verdades particulares. Jovens e adolescentes estão sendo formados nesta sociedade mutante e o que é pior, estão entrando em caminhos errados, pois os conceitos aprendidos em família, por serem frágeis e apenas nominais, não sobrevivem à avalanche dos ensinamentos errados encabeçados principalmente pela mídia e pelos formadores de opinião.

Vamos observar neste estudo alguns conceitos sobre namoro e o chamado “Ficar” apontando o que a bíblia diz sobre os princípios deste assunto, esperando com isto, levar todos a um esclarecimento considerável a ponto de levar-nos a um sólido desejo de praticar o ensino da Escrituras Sagradas.

DEFININDO O TERMO NAMORAR

Segundo o dicionário Aurélio “Namorar” significa:
1)     Procurar inspirar Amor em alguém;
2)     Andar de namoro com alguém;
3)     Enamorar-se (que por sua vez significa deixar-se possuir de amor, apaixonar-se)
4)     Flertar com alguém (que também significa namoro rápido ou namorico)

ENTENDENDO MELHOR O SENTIDO DO NAMORO

Até bem pouco tempo o namoro era algo pré-nupcial, com regras bem definidas e padrão comumente aceito. Alguém, ao sentir-se atraído por outra pessoa de sexo oposto, procurava-o, propondo-lhe namoro. Este por sua vez consistia de encontros constantes, com diálogos sobre os dois, momentos de romance, abraços e beijos limitados, com considerável reserva e planos para o futuro.

Os encontros eram feitos na casa da moça, com a presença dos familiares, na sala, ou no portão, até no máximo as 22:00 horas. Também constavam passeios, atividades mútuas e correspondência. Todos estes tinham como finalidade principal, criar vínculos de relacionamento entre o casal de namorados, entre as famílias dos mesmos e ainda proporcionar maneiras de convivências que serviriam de base para o futuro compromisso de casamento.

Logo o namoro representava um primeiro compromisso, tendo como segundo passo o noivado e culminando com a realização do casamento. Então o namoro somente terá sentido, se forem observados estes três passos, que devem acontecer naturalmente com as devidas proporções de tempo.

“Namoro é o treinamento essencial para uma vida a dois, ou seja, para o casamento”

 MUDANÇAS QUE TRAZEM PROBLEMAS

Com o advento da era pós “Beatles” (conjunto de rock-and-roll inglês, que revolucionou a cultura ocidental após a década de 60) e o desenrolar do movimento “Hippie”(jovens americanos que lutavam pela liberação das drogas, extinção da família e amor livre), o namoro sofreu grandes transformações. Seus limites foram ampliados. Os encontros passaram a ser em cinemas, pizzarias, clubes, etc.. e sem a presença dos familiares. Com esta chamada “modernidade”e abertura, as carícias intimas e os atos pré-sexuais encontraram maior espaço livre.

Como conseqüência, o numero de jovens que se casaram grávidas ou ficaram sós, aumentou vertiginosamente. Namoro passou a ser a “sala vip”do casamento, faltando apenas o chamado “papel passado”.



Por serem mal formadas, muitas famílias tornaram-se desestruturadas, terminando em separações e divórcios. Filhos cresceram deficientes psicologicamente, sem modelos paternos e maternos consistentes.

OUTRAS CONSEQUENCIAS DAS TRANSFORMAÇÕES

Na década de 80 a chamada “Amizade Colorida” entrou em ação. Tratava-se de algo diferente para o namoro. Rapazes e moças mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de não terem quaisquer compromissos.

Como o passar dos anos, o namoro continuou em processo de mutação. O império da AIDS (doença fatal sexualmente transmissível), trouxe uma transformação na aceleração da libertinagem juvenil. Os preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, como a pílula na década de 70.

Parte desta população resolveu “dar um tempo” e “se cuidar”. Nos Estados Unidos da América, uma igreja Batista iniciou aos seus adolescentesuma campanha intitulada “QUEM AMA, ESPERA”. Grande parte daquela região aderiu. Porém uma nova modalidade de namor surgiu. Como a adolescência é uma idade instável, o desejo de independência, provocou um novo tipo de relação: “O FICAR”

O QUE SIGNIFICA “FICAR”?

 Pesquisando entre os próprios adolescentes, eis o que eles mesmos definiram como significado do termo “FICAR”:

1)     FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA
2)     FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO
3)     FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL
4)     FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO NENHUM
5)     FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO
6)     FICAR É GRANDE MODA ENTRE OS JOVENS E ADOLESCENTES


1. FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA

 Você gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas, botijões de gás ou facas? Não, não é mesmo? São brincadeiras perigosas e de mau gosto. Brincar com os sentimentos dos outros ou mesmo arriscar os seus, também é errado.

A Bíblia diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”(Jeremias 17:9). Sentimentos são preciosidades. Não se gosta ou se deixa de gostar de brincadeira. E ainda é bom observarmos que sempre se sai ferido de uma relação fingida.

Tudo quanto o cristão faz, pensa ou intenciona é para a glória do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicação. Diz a Bíblia: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios (tolos) e sim como sábios” (Efésios 5:15). E ainda “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”. (Colosenses 3:23).


2. FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO
Deus não criou a família pelo sistema experimental, muito pelo contrário, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade. Veja o exemplo de Adão (Gênesis 2:22) ou ainda o de Isaque (Gênesis 24:51). Deus tem umplano para a união de dois corações e pode conceder bênçãos maravilhosas!

A Palavra de Deus diz: “Pedi, e dar-se-vos-à; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-à. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, abrir-se-lhe-à” (Mateus 7:7,8). Cabe ao adolescente e ao jovem estar atento às pessoas ao seu redor, consultando o seu coração e a Palavra de Deus.

“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim”. (Salmo 40:1a). o jovem cristão deve escolher alguém debaixo da orientação de Deus e se possível que seja também uma pessoa cristã. Caso contrário, estará correndo sérios riscos: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o maligno? Ou que união, do crente como o incrédulo? (II Coríntios 6:14-16).

Namorar é conhecer alguém no sentido básico da palavra, ou seja, gostos, temperamento, procedimentos, atitudes, personalidade, reações, etc... o restante está reservado para o casamento.


3. FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL

Este argumento e muito falho e errado. O ser humano sempre foi carente de afeto, seja pela falta sentida na infância, seja pela solidão circunstancial, e nunca houve necessidade de existir um relacionamento do tipo “FICAR”. Há um amor maior que nos conforta e supre nossa carência: O AMOR DE DEUS. Diz a Bíblia:”Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (I João 4:19).
Nosso amor por Deus deve ser maior que qualquer outro amor humano, mesmo por alguém que é objeto de nossos sentimentos: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim”.(Mateus 10:37).

Para gozarmos constantemente deste abundante amor, devemos estar em comunhão constante com Ele, por meio da leitura bíblica, da oração e do testemunho diante de todos. Devemos ter a certeza de que Ele é provedor: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.(Filipenses 4:19).

Muito cuidado! Abraços e beijos podem se tornar uma armadilha do inimigo. Cumprimentar outros com ósculo santo, um beijo na face é uma coisa. Exceder-se na saudação, dando lugar à licenciosidade e sensualidade, é outra. Cuidado! Fuja do pecado e da aparência do mal: “Abstende-vos de toda a forma do mal”. (I Tessalonicenses 5:22)

      
4. FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEMCOMPROMISSO NENHUM

Este pensamento é anti-cristão. É uma afirmação, no mínimo irresponsável. É também o fruto da carência de normas no ambiente familiar. A palavra CURTIR tem diversos significados, mas aqui é utilizada no sentido de namorar, aproveitar, “transar” ou praticar sexo sem compromisso.

Sinceramente responda, você se casaria com alguém que já FICOU com “TODO MUNDO” e que na realidade, nunca “ficou” comprometido(a) com ninguém? Você aceitaria que sua irmã ou sua mãe se comportasse deste jeito? Ora, se isto é escabroso quando imaginado em alguém que nos é preciosa, que nos é querida, por que faz e acha interessante com as pessoas de outras famílias?

Lembre-se do sábio Salomão, que em sua velhice, exclamou com veemência: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer”. (Eclesiastes 12:1). Da mesma forma, o apóstolo Paulo lembra algo muito importante a Timóteo, o seu filho na fé: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. (I Timóteo 4:12)

O cristão é um ser comprometido com Deus e com o ser humano. É alguém que “veste a camisa”, que “lança a mão no arado e não olha para trás”. Não ter nenhum tipo de compromisso afetivo com a pessoa querida, é pecado, falta de caráter, fruto de uma educação distorcida e de um coração sem sentimentos. O que deve unir alguém a outra pessoa, é o amor, e esse é poderoso e permanente: “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba”. (I Coríntios 13:8,9a)       
5. FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO
Sendo fruto de um relacionamento mundano e de uma sociedade sem Deus, FICAR não serve para nós. Simular um comportamento afetivo com quem não se ama? Ter comportamento de pessoas casadas estando ainda solteiro? Fazê-lo com pessoas estranhas? Isto é perversão, hipocrisia e mentira. Tolo é aquele que crê nas mentiras, crê no carinho do estranho, no amor de quem não está nem ai com os sentimentos alheios.

Tal pessoa estará caindo na armadilha de Dalila, que trocou afetos, carinhos e atos conjugais pela destruição do infeliz Sansão (Juízes, Capitulo 16). Quem age assim não merece você. Deus tem alguém especial, alguém que não o tenha como “estepe”, como “quebra-galho”, mas sim como alguém de fundamental importância. Este tipo de pensamento também leva a este tipo de “ficar” à prática do ato sexual antes do casamento, o que é pecado diante dos olhos de Deus.

Carícias avançadas, momentos de intimidade e o ato sexual consumado, devem ser aproveitados legalmente, diante dos homens e principalmente diante de Deus, somente após o casamento, a união de duas pessoas que se amam e que consumarão este ato, pois a bíblia diz: “Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois se tornarão uma só carne”. (Gênesis 2:23)


6. FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES
Pode realmente estar na moda, mas está errado. Aliás, este mundo está debaixo da orientação do Diabo e nada tem de Jesus. Nós cristãos, embora ainda estejamos neste mundo, não somos mais deste mundo, por isso devemos sempre pedir ao Senhor para que as coisas deste mundo ou ainda, as modas deste mundo não venham nos alcançar e mudar nosa identidade de cristão.

Se tivermos o Senhor Jesus como nosso Senhor e mestre, então o pecado não exercerá domínio sobre nós e moda nenhuma nos obrigará a agir como todos agem. Na verdade, muita moda é um disfarce do inimigo, de sua influência sobre o povo do mundo. Você já observou que as modas geralmente trazem um ideal errado? Por exemplo: primeiro de abril traz a mentira; o verão traz as vaidades dos corpos, o topless e o sexo desenfreado; o carnaval traz homossexualismo, rebelião, drogas, adultério, etc ou seja, nunca ouvimos falar de uma moda que trouxesse arrependimento, paz entre povos, alimento aos famintos e perdão aos magoados. Portanto, devemos fugir da moda que nos leve para longe dos caminhos do Senhor.

Seja esperto, seja jovem, seja atual, mas somente no que concerne à linguagem e socialização gerais, nunca às práticas nocivas. “...Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. (Tiago 4:4) “Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai e não está nele”.(I João 2:15).


CONCLUSÃO: COMO ESCOLHER UM(A) NAMORADO(A)
Rapazes: Procure com sabedoria no Senhor, lembrando que o que a garota é hoje com os pais dela ou em relação a Deus, ela será amanhã com você também. Leia Provérbios 31:10-31 e repare nos sábios conselhos de uma mãe ao seu filho solteiro, para que se casasse com alguém digna. Procure uma moça cujos princípios sejam semelhantes a estes.

Garotas: O Salmo 1:1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranças trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus: “Humilde de Espírito manso, parecido com Jesus, limpo de coração, pacificador (Mateus 5:3-9). Peça ao Senhor para que Ele abra seus olhos e que você esteja atenta. Deus lhe mostrará e dará uma rica oportunidade de encontro, na hora e momento certo.



Elaboração/Adaptação: Pra. Shirley Miranda
Colaboração/Digitação: Pr. Antonio Júnior

Fonte: Apostila Papo X – As Modas Deste Mundo N.1 (Juniores Quadrangular)

terça-feira, 6 de agosto de 2013





Há pessoas que nada fazem e esperam 
algum tipo de vitória nas batalhas 
da vida. 

O triunfo, porém, é dos que lutam,
dos que confiam em Deus o suficiente
para fazer alguma coisa.



Característica é o traço, atributo ou marca que identifica um objeto, distingue um ser de outro, particulariza um indivíduo. O homem de Deus tem atributos específicos por pertencer ao Senhor.
Neemias, notável articulador e líder político, é um exemplo disso, Ne 6: 1-11. Mesmo estando em cativeiro, na Babilônia, fez o necessário para obter os meios e a permissão para reconstruir Jerusalém, Ne 1: 1-9. Além de soldados e construtores, contou com a ajuda de Esdras, o escriba e líder religioso.
Estudando os elementos que marcaram o caráter desse servo do Senhor, deduziremos preciosas lições para nosso proceder.
 
Neemias não deu ouvidos a vozes estranhas
A voz é necessária para a comunicação e, no dia-a-dia, há diversas vozes que tentam alcançar nossos ouvidos. Vamos destacar três delas.
A voz do homem pode parecer bonita, mas não significa que fale a vontade de Deus. Por isso, temos de tomar cuidado. Há muitas vozes que falam conosco dizendo ser de Deus, mas não são. São vozes humanas que manifestam o desejo do coração humano.
Um exemplo disso ocorreu com Davi. Reinou em Israel, construiu palácios, teve descanso temporário das guerras e desejou construir uma casa para Deus. O profeta Natã disse para fazê-lo de acordo com seu coração, 2Sm 7: 3, mas Deus não o deixou dormir. Ele teve de voltar ao palácio e, agora, falar a Davi as exatas palavras de Deus.
De fato, temos de ter cuidado, pois em muitos momentos, ouvimos vozes de homem e não de Deus.
A voz do diabo é mansa, mas destruidora. Há várias situações, no contexto bíblico, em que pessoas deram ouvido à voz de Satanás e o resultado foi trágico. Satanás falou aos ouvidos de Eva e ela pecou. Tentou Jesus no deserto, mas Cristo o venceu pela Palavra de Deus. Ele sempre fala para destruir, nunca para edificar a vida de alguém.
Temos de estar com os ouvidos ligados no Espírito Santo para discernir entre a voz de Deus e a do inimigo. Tenhamos cuidado, porque o diabo tenta falar aos nossos ouvidos, mas em lugar de dar atenção à sua voz, é necessário repreendê-lo em o nome de Jesus e pela Palavra de Deus. Só assim será possível evitar desastres na vida cristã.
A voz de Deus nem sempre diz o que queremos ouvir, mas habitualmente diz o que precisamos escutar. Basta haver disposição para ouvi-la e, principalmente, colocá-la em prática. Precisamos estar preparados e o discernimento é um pré-requisito fundamental para percebermos que Ele está realmente falando conosco. O Espírito Santo sempre fala aos nossos ouvidos: “Quem têm ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”, Ap 2: 7.
Deus fala de diversas maneiras. Pode ser pela pregação, pela leitura bíblica, pela palavra profética. Ou através de uma criança, da natureza, da experiência de pessoas idosas; enfim, o Senhor fala da forma que julgar necessário. Isso porque Ele conhece cada pessoa: suas características pessoais, seu caráter, sua personalidade, seu temperamento. Quando quer, fala diretamente ao nosso coração. Por isso é importante aprendermos ouvir a voz de Deus, 1Sm 3: 4.
Neemias é um exemplo de alguém que ouviu a voz de Deus, mas não ficou apenas nisso.
 
Neemias confiou em Deus
Confiar implica em depositar toda a sua esperança nas mãos de alguém. Na vida cristã, significa entregar-se totalmente nas mãos de Deus, principalmente naqueles momentos em que imaginamos que temos a solução para um problema.
Nossos planos podem não ser os planos de Deus, nossos caminhos podem não ser os de Deus. Por isso, é que temos de entregar tudo em suas mãos. Só Ele é onisciente, onipotente e onipresente.
Neemias arriscou sua vida. Ele estava convicto de que nada de mal lhe aconteceria porque conhecia o Deus a quem servia. Obstáculos não faltaram, inimigos tentaram destruí-lo, os meios necessários para o cumprimento da missão não eram os melhores, mas ele prosseguiu no seu alvo.
No momento mais complicado, ele orou: “Ó Deus, fortalece as minhas mãos”, Ne 6: 9b. Nesta oração, encontramos uma atitude de confiança em Deus. Sua missão em meio a tantas perseguições não foi fácil, contudo sua fé estava firmada no Senhor dos Exércitos, no Deus Todo-poderoso.
Em nossos dias, não é diferente. O mundo espiritual é o mesmo, estamos em guerra contra o reino das trevas. Veja bem, não contra a carne e o sangue, mas contra Satanás, contra os demônios. Para vencermos essa batalha, temos de realmente depositar nossa fé em Deus, confiar naquele que tudo pode.
Não há outro caminho. Só o Senhor tem poder para agir e fazer com que nosso inimigo bata em retirada. Ele é o Deus da vitória.
 
Neemias não fugiu da batalha
A vida é uma guerra constante e a vitória só pertence àqueles que perseveram até o fim. Não é fácil, mas é necessário. Aqueles que viram as costas para seu inimigo demonstram medo e podem ser alvejados com facilidade, sem nenhuma chance de se desviar das setas lançadas. Por isso, o melhor caminho é sempre enfrentá-los.
Neemias fez isso. Seu exemplo mostra que nós também não podemos fugir da batalha. O soldado que foge da guerra está praticando um ato de covardia. Por que fugirmos, se nossa guerra já está ganha? Por que fugir da batalha se o Senhor Jesus caminha conosco e nos dá vitória? O apóstolo Paulo diz: “Em Cristo somos mais que vencedores”, Rm 8: 37. Não há nada a temer. Basta obedecermos à sua vontade.
Semaías, alegando falsamente que seus inimigos poderiam vir à noite e matá-lo, convidou Neemias para fugir e se esconder no templo, Ne 6: 10-11. Contudo, ele não aceitou tal proposta porque tinha a certeza de que era um homem de Deus e, por isso, não poderia fugir ao seu compromisso. O Senhor lhe daria vitória.
Assim, mesmo ameaçado, concluiu toda a obra de reconstrução de Jerusalém e teve a alegria de ver os judeus retornando do cativeiro babilônico e celebrando a Deus. Esdras, o líder religioso, fez um apelo para o povo voltar-se para Deus, leu a lei do Senhor para todos e eles se reconciliaram com Deus. E uma nova fase se instalou na vida de Israel, porque Neemias ouviu a voz de Deus, confiou nele e não fugiu à batalha.

Conclusão
Pela sua firmeza, a história de Neemias traz grandes lições para o cristão e princípios de liderança para os obreiros da seara do Senhor. Cabe a cada um aprender essas lições. No dia-a-dia, não devemos ouvir vozes estranhas, mas somente a do Senhor. Confiar somente em Deus e não fugir da batalha. Que Deus nos dê essa graça.

      O autor:


João Batista de Oliveira 

é pastor pioneiro da IPRB,
tendo sido recebido em 08/01/1975.
Detentor do prontuário 136.
Diretor de Seminário em Ponta Grossa, PR.
Artigo publicado no Jornal Aleluia de abril de 2006.
Inserido no site em 10/08/2007.

terça-feira, 30 de julho de 2013

A TEOLOGIA DO JEJUM.
Pr Jorge Cerqueira 
A Teologia do Jejum Mt 6:16-18
Falar de jejum dentro da atual conjuntura religiosa, pode parecer absurdo, um negócio desconexo, sem sentido... vivemos um período de tempo em que responsáveis por parcelas de serviços dentro do contexto obra de Deus vivem mais para comer do que para prestar reais cultos a Deus. São homens amantes de si mesmos. O ventre é mais “deus” do que o próprio Deus Todo-Poderoso. São finais de semanas recheados de carnes, etc. etc. ENTÃO, falar de jejum é quase que pedir para ser linchado, rejeitado.... 
JEJUM é uma portentosa arma do Céu para pregadores, ensinadores, pastores, etc.
Jejum = νηστεια = “jejum”, “abstinência”. Etimologia: Abstinência voluntária de comida.
Existem três tipos de jejum:
a) Jejum involuntário por falta de alimentação.
b) Jejum voluntário absoluto, imparcial – Dt 9:9. Dn 10:2-3. Obs: Esse tipo de jejum, biblicamente, é o jejum normal.
c) Jejum voluntário parcial – Dn 1:1-12.
Entendendo Melhor A Doutrina do Jejum
O SER HUMANO é um tanque de água: 70% do corpo. TODOS OS DIAS, uma pessoa normal, mesmo alimentando-se, perde três litros de água.
FISIOLOGICAMENTE, segundo dados científicos procedentes da ONU, uma pessoa pode resistir 40 dias sem alimentação sólida e apenas 3 dias sem ingestão de água. Pois, em 72 horas, ele perderá 13 litros de água naturalmente armazenada no corpo, o que o levará à morte física.
Exemplos bíblicos de Jejuns destacáveis
Jejum Imparcial, Absoluto
Grego: νηστεία δίκαιος, παντελής
nistía víkeos – pandelís
Hebraico: tzom obiektivi – muchlat
O Jejum absoluto de Esther: 3 dias – Et 4:16. O Jejum absoluto de Saulo: 3 dias – At 9:8-9. Moisés no Monte Horebe – 40 dias e 40 noites. Sustentado de modo sobrenatural por Deus, não comeu, e nem bebeu água. Dt 9:18. Ex 34:28. Elias, no Monte Horebe – 1 Reis 19:8. 
Jejum Parcial é apenas uma restrição alimentar, e não abstenção total de alimentos. Logicamente, uma restrição alimentar com prudência.
O mais destacado jejum parcial encontra-se na pessoa do Profeta Daniel. Dn. 1:12 “...dez dias...legumes a comer, e água a beber”. Versículo 15 “E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os mancebos que comiam porção do manjar do rei”.
No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei
Jejum: Uma Arma Espiritual
Que tipo de arma espiritual é o jejum? Arma espiritual de defesa e ataque. O Jejum genuinamente Bíblico pode ser chamado de “Adoração a Deus sem Palavras”.
Nota: Antes de qualquer objetivo espiritual, o jejum precisa manifestar-se como um culto prestado a Deus. Um culto de quebrantamento – Um culto sacrificial.
Nota: Cristo praticava e ensinava o Jejum (veja Mt. 6.16-18).
Notas Finais
1. O JEJUM BÍBLICO não pode ser confundido com o hábito de abstinência alimentar durante uma parte do dia. Repetimos: JEJUM é o culto do espírito, da alma e do corpo físico do crente. Um culto racional, consciente.
2. O JEJUM deve ser acompanhado de intensa consagração. É a consagração que validará o JEJUM. O jejum desprovido de consagração perde literalmente a validade.
3. JEJUM sem obediência à Palavra de Deus, aos olhos do Senhor, é sinônimo de fingimento: Joel 2:13.
4. O JEJUM descrito por Deus precisa proceder de uma vida literalmente arrependida de seus erros e pecados, além de fazer-se acompanhado de sentimentos e lágrimas. Joel 2:12.
5. FINALMENTE: O JEJUM não substitui a oração, a santificação, a fidelidade, a Igreja....
Não há na Bíblia Sagrada uma determinação explícita de Jesus para que os crentes jejuem. Entretanto, o Senhor Jesus ensina com a própria vida que, há ocasiões dentro do contexto da vida que, sem a presença do jejum, o crente perde batalhas. Jesus Cristo jejuava. Amém!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O que é Satanalogia? - A Doutrina de Satanás.


I - A EXISTÊNCIA DE SATANÁS:

- O Ensino das Escrituras. A existência de Satanás é ensinada em sete livros do Antigo Testamento, e por todos os autores do Novo Testamento.

B - O Ensino de Cristo. Ele reconheceu e ensinou a existência de Satanás "(Mateus 13:39;):O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos"; "(Lucas 10:18):E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu". e"(Lucas11:18):E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu".

II - A PERSONALIDADE DE SATANÁS 

A - Ele possui Intelecto - (2 Coríntios 11:3 - Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade, em que há em Cristo). Neste versículo podemos ver que satanás é esperto conseguiu enganar a Eva, mas não conseguiu enganar nunca a Jesus Cristo. 
B - Ele tem emoções - (Apocalipse 12:17 - Então o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus). Aqui ele fica nervoso, sente forte ira. 

C - Ele tem vontade - (2 Timóteo 2:26 - E que se desprendam dos laços do diabo, por quem haviam sido presos, para cumprirem a vontade de Deus). Ele só teve vontade de ficar com os Filhos de Deus presos, pois aqueles que guardam a Palavra de Deus, esses Deus vela(cuida).

D - Ele é tratado como pessoa moralmente responsável - (Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos). Ele, é esperto, engana a muitos como falso profeta, mas Deus ele não consegue enganar e o seu destino é o lago de fogo. 

E - Pronomes pessoais são usados para descrevê-lo - "(Jó 1): 1 HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
9 Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma".

III - AS DESIGNAÇÕES DE SATANÁS 

A - Nomes 

Satanás (adversário) 

Diabo (difamador) 

Lúcifer (filho da alva) 

Belzebu - Mateus 12:24 -(Príncipe dos demônios) 

Belial - 2 Coríntios 6:15 - (Infiel) 


B - Títulos 

Maligno - "(1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que o mundo jaz do maligno)". 

Tentador - (1 Tessalonicenses 3:5 - Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil). 

Príncipe deste mundo - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo). 

Deus deste século - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandecesse a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus). 

Príncipe da potestade do ar - (Efésios 2:2 - Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência). 

Acusador de nossos irmãos - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite). 

C - Representações 

Serpente - (Apocalipse 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana a todo mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele). 

Dragão - (Apocalipse 12:3 - Viu-se também outro sinal no céu: um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas). 

Anjo de luz - (2 Coríntios 11:14 - E não é de se admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 

IV - A NATUREZA DE SATANÁS 

A - Seu caráter 

Ele é uma criatura, e pertencia à ordem angelical dos querubins - (Ezequiel 28:14 - Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas). 

Ele é um ser espiritual - (Efésios 6:11,12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes). 

Ele era a mais exaltada das criaturas angelicais - (Ezequiel 28:12 - Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura). 

B -Traços de sua personalidade 

Ele é homicida, mentiroso - (João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira). 

Ele é um pecador contumaz - (1 João 3:8 - Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo). 

Ele é um acusador - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite). 

Ele é um adversário - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar). 

C - Sua limitações 

Ele é uma criatura e, portanto, não é nem onisciente nem infinito. 

Sua ação pode ser resistida pelo crente - (Tiago 4:7 - Sujeita-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós). 

Deus impõe limites a ele - (Jó 1:12 - Disse o Senhor a Satanás: Muito bem, tudo o que ele tem está no teu poder, mas somente contra ele não estendas a mão. Então Satanás saiu da presença do Senhor). 

V - O ESTADO ORIGINAL E A QUEDA DE SATANÁS 

Os privilégios de Satanás - (Ezequiel 28:11 ao 15 - Veio a mim a palavra do Senhor: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. Os teus engastes e ornamentos eram feitos de ouro; no dia que em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti). 

O pecado de Satanás - (Isaias 14:12 ao 20 - Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão. Considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava voltar soltos para suas casa? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um no seu túmulo. Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados à espada, como os que descem às pedras da cova, como o cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura, pois destruíste a tua terra e mataste o teu povo. A descendência dos malignos não será nomeada para sempre). 

A punição de Satanás - (Ezequiel 28:16 ao 19 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplendor. Por terra te lancei, diante de reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível e não mais existirás). 

VI - OS JUÍZOS CONTRA SATANÁS 

Expulso de sua posição original no céu - (Ezequiel 28:16 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas). 

Julgamento pronunciado no éden - (Gênesis 3:14 e 15 - Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar). 

Julgado na Cruz - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo). 

Expulso dos Céus na metade da tribulação - (Apocalipse 12:13 - Quando o dragão se viu lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão). 

Preso no abismo no início do milênio - (Apocalipse 20:2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos). 

Lançado ao lago de fogo ao fim do milênio - (Apocalipse 20:10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre,onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre). 

VII - A ATUAÇÃO DE SATANÁS 

A - Em relação à obra redentora de Cristo 

Predição de conflito - (Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar). 

Na tentação de Cristo - (Mateus 4:1 ao 11 - Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador chegou-se a Ele e disse: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o levou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o diabo o deixou, e chegaram os anjos e o serviram). 

Satanás usou várias pessoas para tentar boicotar a obra de Cristo - (Mateus 2:16 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és o menor entre os governantes de Judá; pois de ti sairá um guia que apascentará o meu povo, Israel).(João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira).( Mateus 16:23 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço; não compreendes as coisas que são de Deus, e, sim as que são dos homens). 

Ele possuiu o corpo de Judas para a traição - (João 13:27 - Assim que Judas tomou o pão, entrou nele Satanás. Disse-lhe Jesus: O que estás prestes a fazer, faze-o depressa). 

B - Em relação às nações 

Ele agora as engana - (Apocalipse 20:3 - Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações, até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que seja solto, por um pouco de tempo). 

Ele as reunirá para a batalha de armagedom - (Apocalipse 16:13 e 14 - Então vi três espíritos imundos, semelhantes a rãs, saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta. São espíritos de demônios, que operam sinais, e vão ao encontro dos reis de todo o mundo, a fim de congregá-los para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso). 

C - Em relação aos descrentes 

Ele cega seus entendimentos - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus). 

Ele arrebata a palavra de seus corações - (Lucas 8:12 - Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo). 

Ele usa homens para se opor à obra de Deus - (Apocalipse 2:13 - Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás. Contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita). 

D - Em relação ao Crente 

Ele o tenta a mentir - (Atos 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade?). 

Ele acusa e difama o crente - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite). 

Ele dificulta o seu trabalho - (1 Tessalonicenses 2:18 - Por isto quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu). 

Ele se vale de demônios para tentar derrotá-lo - (Efésios 6:11 e 12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes). 

Ele tenta à imoralidade - (1 Coríntios 7:5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes à vossa oração. Depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência). 

Ele semeia o joio entre os crentes - (Mateus 13:38 e 39 - O campo é o mundo, e a boa semente sãos os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno, e o inimigo que o semeou é o diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos). 

Ele incita perseguições contra os crentes - (Apocalipse 2:10 - Não temas as coisas que estás para sofrer. Escutai: o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida). 

VIII - A DEFESA DO CRENTE CONTRA SATANÁS 

A atual obra intercessora de Cristo - (João 17:15 - Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal). 

O plano de Deus pode incluir usar Satanás para propósitos benéficos na vida do crente - (2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar). 

O crente nunca deve falar de Satanás com desprezo - (Judas 8 e 9 - Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda a autoridade, e blasfemam das dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda). 

O crente deve estar sempre vigilante - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar). 

O crente deve resistir a Satanás - (Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós). 

O crente deve usar sua armadura -(Efésios 6:11 ao 18 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus; para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firme. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos).

Fonte:http://prpaulofabricio.blogspot.com/2011/04/o-que-e-satanalogia-doutrina-de-satanas.html