quinta-feira, 20 de junho de 2013

O que é Satanalogia? - A Doutrina de Satanás.


I - A EXISTÊNCIA DE SATANÁS:

- O Ensino das Escrituras. A existência de Satanás é ensinada em sete livros do Antigo Testamento, e por todos os autores do Novo Testamento.

B - O Ensino de Cristo. Ele reconheceu e ensinou a existência de Satanás "(Mateus 13:39;):O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos"; "(Lucas 10:18):E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu". e"(Lucas11:18):E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu".

II - A PERSONALIDADE DE SATANÁS 

A - Ele possui Intelecto - (2 Coríntios 11:3 - Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade, em que há em Cristo). Neste versículo podemos ver que satanás é esperto conseguiu enganar a Eva, mas não conseguiu enganar nunca a Jesus Cristo. 
B - Ele tem emoções - (Apocalipse 12:17 - Então o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus). Aqui ele fica nervoso, sente forte ira. 

C - Ele tem vontade - (2 Timóteo 2:26 - E que se desprendam dos laços do diabo, por quem haviam sido presos, para cumprirem a vontade de Deus). Ele só teve vontade de ficar com os Filhos de Deus presos, pois aqueles que guardam a Palavra de Deus, esses Deus vela(cuida).

D - Ele é tratado como pessoa moralmente responsável - (Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos). Ele, é esperto, engana a muitos como falso profeta, mas Deus ele não consegue enganar e o seu destino é o lago de fogo. 

E - Pronomes pessoais são usados para descrevê-lo - "(Jó 1): 1 HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
2 E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
4 E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
9 Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11 Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
14 Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma".

III - AS DESIGNAÇÕES DE SATANÁS 

A - Nomes 

Satanás (adversário) 

Diabo (difamador) 

Lúcifer (filho da alva) 

Belzebu - Mateus 12:24 -(Príncipe dos demônios) 

Belial - 2 Coríntios 6:15 - (Infiel) 


B - Títulos 

Maligno - "(1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que o mundo jaz do maligno)". 

Tentador - (1 Tessalonicenses 3:5 - Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil). 

Príncipe deste mundo - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo). 

Deus deste século - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandecesse a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus). 

Príncipe da potestade do ar - (Efésios 2:2 - Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência). 

Acusador de nossos irmãos - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite). 

C - Representações 

Serpente - (Apocalipse 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana a todo mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele). 

Dragão - (Apocalipse 12:3 - Viu-se também outro sinal no céu: um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas). 

Anjo de luz - (2 Coríntios 11:14 - E não é de se admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 

IV - A NATUREZA DE SATANÁS 

A - Seu caráter 

Ele é uma criatura, e pertencia à ordem angelical dos querubins - (Ezequiel 28:14 - Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas). 

Ele é um ser espiritual - (Efésios 6:11,12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes). 

Ele era a mais exaltada das criaturas angelicais - (Ezequiel 28:12 - Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura). 

B -Traços de sua personalidade 

Ele é homicida, mentiroso - (João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira). 

Ele é um pecador contumaz - (1 João 3:8 - Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo). 

Ele é um acusador - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite). 

Ele é um adversário - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar). 

C - Sua limitações 

Ele é uma criatura e, portanto, não é nem onisciente nem infinito. 

Sua ação pode ser resistida pelo crente - (Tiago 4:7 - Sujeita-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós). 

Deus impõe limites a ele - (Jó 1:12 - Disse o Senhor a Satanás: Muito bem, tudo o que ele tem está no teu poder, mas somente contra ele não estendas a mão. Então Satanás saiu da presença do Senhor). 

V - O ESTADO ORIGINAL E A QUEDA DE SATANÁS 

Os privilégios de Satanás - (Ezequiel 28:11 ao 15 - Veio a mim a palavra do Senhor: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. Os teus engastes e ornamentos eram feitos de ouro; no dia que em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti). 

O pecado de Satanás - (Isaias 14:12 ao 20 - Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão. Considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava voltar soltos para suas casa? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um no seu túmulo. Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados à espada, como os que descem às pedras da cova, como o cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura, pois destruíste a tua terra e mataste o teu povo. A descendência dos malignos não será nomeada para sempre). 

A punição de Satanás - (Ezequiel 28:16 ao 19 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplendor. Por terra te lancei, diante de reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível e não mais existirás). 

VI - OS JUÍZOS CONTRA SATANÁS 

Expulso de sua posição original no céu - (Ezequiel 28:16 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas). 

Julgamento pronunciado no éden - (Gênesis 3:14 e 15 - Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar). 

Julgado na Cruz - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo). 

Expulso dos Céus na metade da tribulação - (Apocalipse 12:13 - Quando o dragão se viu lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão). 

Preso no abismo no início do milênio - (Apocalipse 20:2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos). 

Lançado ao lago de fogo ao fim do milênio - (Apocalipse 20:10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre,onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre). 

VII - A ATUAÇÃO DE SATANÁS 

A - Em relação à obra redentora de Cristo 

Predição de conflito - (Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar). 

Na tentação de Cristo - (Mateus 4:1 ao 11 - Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador chegou-se a Ele e disse: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o levou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o diabo o deixou, e chegaram os anjos e o serviram). 

Satanás usou várias pessoas para tentar boicotar a obra de Cristo - (Mateus 2:16 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és o menor entre os governantes de Judá; pois de ti sairá um guia que apascentará o meu povo, Israel).(João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira).( Mateus 16:23 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço; não compreendes as coisas que são de Deus, e, sim as que são dos homens). 

Ele possuiu o corpo de Judas para a traição - (João 13:27 - Assim que Judas tomou o pão, entrou nele Satanás. Disse-lhe Jesus: O que estás prestes a fazer, faze-o depressa). 

B - Em relação às nações 

Ele agora as engana - (Apocalipse 20:3 - Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações, até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que seja solto, por um pouco de tempo). 

Ele as reunirá para a batalha de armagedom - (Apocalipse 16:13 e 14 - Então vi três espíritos imundos, semelhantes a rãs, saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta. São espíritos de demônios, que operam sinais, e vão ao encontro dos reis de todo o mundo, a fim de congregá-los para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso). 

C - Em relação aos descrentes 

Ele cega seus entendimentos - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus). 

Ele arrebata a palavra de seus corações - (Lucas 8:12 - Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo). 

Ele usa homens para se opor à obra de Deus - (Apocalipse 2:13 - Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás. Contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita). 

D - Em relação ao Crente 

Ele o tenta a mentir - (Atos 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade?). 

Ele acusa e difama o crente - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite). 

Ele dificulta o seu trabalho - (1 Tessalonicenses 2:18 - Por isto quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu). 

Ele se vale de demônios para tentar derrotá-lo - (Efésios 6:11 e 12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes). 

Ele tenta à imoralidade - (1 Coríntios 7:5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes à vossa oração. Depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência). 

Ele semeia o joio entre os crentes - (Mateus 13:38 e 39 - O campo é o mundo, e a boa semente sãos os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno, e o inimigo que o semeou é o diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos). 

Ele incita perseguições contra os crentes - (Apocalipse 2:10 - Não temas as coisas que estás para sofrer. Escutai: o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida). 

VIII - A DEFESA DO CRENTE CONTRA SATANÁS 

A atual obra intercessora de Cristo - (João 17:15 - Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal). 

O plano de Deus pode incluir usar Satanás para propósitos benéficos na vida do crente - (2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar). 

O crente nunca deve falar de Satanás com desprezo - (Judas 8 e 9 - Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda a autoridade, e blasfemam das dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda). 

O crente deve estar sempre vigilante - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar). 

O crente deve resistir a Satanás - (Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós). 

O crente deve usar sua armadura -(Efésios 6:11 ao 18 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus; para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firme. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos).

Fonte:http://prpaulofabricio.blogspot.com/2011/04/o-que-e-satanalogia-doutrina-de-satanas.html

O PECADO E SUAS CONSEQÜÊCIAS

Introdução
A bíblia não diz qual foi a origem do pecado. O pecado já existia antes do Éden. A primeira menção sobre o pecado vem através da REBELIÃO de um anjo, um QUERUBIN, chamado LUCIFER (Anjo de luz). Nós só sabemos que o pecado, no homem, começou no Éden. 

1) O que é o pecado?
É transgressão, é erro, é iniqüidade, é fracasso, é contravenção, é falta de lei, é injustiça e é um mal insolúvel. Mas é principalmente a única coisa que pode nos afastar de Deus e é essa a principal intenção de Satanás:
 Nos afastar do SENHOR.

(Isaias 59:1-2)“ Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

Além de ser a violação de uma certa ordem moral e social é, antes de tudo,
uma ruptura de uma relão pessoal entre o homem e Deus.
A característica mais notável do pecado, em todos os aspectos, é que é orientado contra Deus. Isso fica claro nos seguintes versículos (Sl 51:4). No Salmo 51 vemos Davi dizendo o seguinte:
“Pequei contra ti, CONTRA TI SOMENTE, e fiz o que é mau perante os teusolhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.” 
O 1º pecado do homem, o chamado pecado original, foi no Éden (Gn 3:6).
Quando Adão e Eva desobedeceram ao Senhor tomando para si umconhecimento que Deus lhes tinha restringido. Muitos questionam:
 Mas, por que Deus tinha restringido esse conhecimento? Será que Deus é egoísta equeria esse conhecimento somente para ELE? Não !
Deus tinha restringido esse conhecimento, porque o homem não estava preparado para aquele tipo de conhecimento. A prova disso é que depois do ocorrido o homem a cada dia que passa está moralmente e emocionalmente ficando pior. Enquanto o homem não tinha esse conhecimento ele vivia bem ao lado do SENHOR. Mas ,depois de ter esse conhecimento, foi lhe reveladoas suas mazelas e fragilidades. Ele agora tem conhecimento de suas mazelas e fragilidades, mas não tem solução para elas.

Porque eu peco contra Deus?
Porque foi Ele quem estabeleceu as leis eos princípios de vida pelos quais nós vivemos e nos movemos. E quandoinfligimos esses princípios, além de ter conseqüências sobre as nossas própriasvidas, nós desobedecemos ao Senhor 
.
Quando nós desobedecemos, de certa forma nós estamos dizendo que somos melhores que Deusou no mínimo igual a Ele, pois desconsideramos o que Eleestabeleceu.

2) Conseqüências do Pecado.
A primeira coisa que você precisa saber é que vocênão escolhe as conseqüências dos seus atos. As escolhas devem ser exercidas em cima dos seus atos, de suas atitudes. Você deve escolher o que fazer diante de uma determinada situação, as conseqüências são frutos. Os frutos são aquilo que você vai colher.

O que você tem colhido? Os frutos irão determinar se você fez a escolha certa ou a errada.

Inevitavelmente em todos os momentos que pecamos, isso acarretaconseqüências sobre as nossas vidas. Imagine você ver um fio desencapado, onde tem corrente elétrica, com uma placa dizendo: “não toque”. Caso você desrespeite a placa e pegue no fio, o que acontece? Choque. Isso éexatamente o que acontece quando desrespeitamos os princípios estabelecidos por Deus. Eles foram estabelecidos para o nosso bem e de nossos semelhantes. Caso nós os desprezarmos é certo que as conseqüências virão.

E quais são as CONSEQÜÊNCIAS do PECADO?

1ª. Conseqüência –  NOS AFASTA DE DEUS.
A pior conseqüência do pecado é que ela nos afasta de Deus. O único poder capaz de nos afastar de Deus é o pecado. Deus é santo e sua santidade destrói aquilo que não é santo. Quando a luz chega ela automaticamente destrói as trevas. Trevas simboliza o PECADO, e onde a LUZ do SENHOR chega não há espaço para as trevas. Para que o homem não seja destruído pela santidade de Deus, Ele se afasta do homem quando este peca. Isso aconteceu com Adão. Sem sombra de dúvida essa é a pior conseqüência. Aquele que passa por essa vida e escolhe viver sem o SENHOR, escolhe viver em PECADO, e está trazendo para si o que a Bíblia chama de segunda morte.
O que é a segunda morte? É viver distante do SENHOR por toda a ETERNIDADE.

. Conseqüência – 
 DÁ LEGALIDADE AO DIABO PARA DESTRUIR  SUA VIDA.
O que é Legalidade? Legalidade é a permissão dada ao diabo para prejudicar você. Que na verdade, somente você pode dar ao diabo. Aquele que esta em Cristo, o diabo não pode tocá-lo. Porém, se eles pecam, eles mesmos dão ao diabo as condições para atormentá-los.
Ninguém tem mais autoridadesobre a sua vida do que você mesmo! O que você tem feito com essa autoridade que você tem sobre a sua vida? Você tem dado legalidade para o diabo atuar!

Muitos são oprimidos pelo diabo porque estão em completo pecado. Pior é que muitos ficam até possessos de demônios por causa de pecados cometidos de forma rotineira e voluntária. Muitos estão com problemas terríveis no casamento, com filhos, com a saúde, financeiros, na empresa, no emprego, nos relacionamentos e a maior parte da causa disso são conseqüências de pecados. Quantos aqui dentro não vivem oprimidos por causa de acusação que o diabo faz sobre a sua vida por causa de pecados que você cometeu? Esse é o caminho mais usado pelo diabo para oprimir alguém.

3ª. Conseqüência – 
 INSENSIBILIDADE.
A lepra é um símbolo do pecado. E a lepra enquanto come o corpo de alguém lhe tira toda a sensibilidade. Se não fosse assim as pessoas leprosas morreriam de dor. O pecado é da mesma forma, ele nos destrói e ainda por cima tira nossa sensibilidade para o que está acontecendo.

Querem enxergar uma prova disso que estou dizendo?
Quantos filhos destroem suas famílias por consumir drogas e nem sente o que fazem? O que é isso? Insensibilidade ao pecado. Deus criou em você um espírito. O nosso espírito tem capacidade para ouvir a voz de Deus, mas o pecado tira essa sensibilidade. De repente todos ao nosso redor estão ouvindo a voz do SENHOR e nós não. Quando vamos averiguar o porquê disso, descobrimos que estamos em pecado e isso nos tornou insensível à voz de Deus.

Você está sensível a voz do SENHOR ou o PECADO o tem impedido de ouvi-LO?
4ª. Conseqüência –  INCREDULIDADE.
Às vezes as pessoas pecam tanto que de um determinado momento para frente elas se tornam completamente incrédulas quanto as conseqüências de seus pecados  e chegam ao ponto de até duvidar se o que estão fazendo é realmente pecado. A vida diante da verdade estabelecida por Deus chama-se

INCREDULIDADE.
O pecado rotineiro cauteriza a pessoa ao ponto dela achar que aquele pecado que ela esta praticando normalmente e às vezes diariamente é algo normal. Isso gera em seu coração um bloqueio que a Bíblia chama de

Incredulidade.
 Incredulidade é o contra ponto da

FÉ.
É a falta de certeza e convicção na Palavra de Deus. É não

CONFIAR 
que o que Deus diz, que os

PRÍNCIPIOS
estabelecidos na Palavra do SENHOR  é o melhor para nossas vidas.

5ª. Conseqüência –  PRISÃO.
Para alguns que sabem que pecaram, isso se torna em segredos para eles e isso os levam a ficarem presos neles mesmos com medo de que as pessoas descobrem o que fizeram. Porém, quando esse pecado se torna algo rotineiro, ou seja, um VÍCIO, essa  prisão se torna  algo ainda pior, pois, agora esse vicio irá domina-lo. Tal pessoa estará literalmente presa. Ela pode andar para direita ou para esquerda, mas está aprisionada em sua alma e corpo. Nesse ponto o diabo está a um passo de atingir seu  objetivo final.

6ª. Conseqüência –  LEVA A COMETER OUTRO PECADO.
A bíblia diz que um abismo chama outro abismo, ou seja, um pecado chama outro pecado. Alguém trai seu cônjuge e depois para encobrir o erro mente para o próprio cônjuge. Quantas histórias nós sabemos desse tipo. Um pecado tem o poder enorme de atrair outros pecados e assim por diante.

7ª. Conseqüência – TRAZ JUÍZO DE DEUS.
 Não se iluda com relação ao juízo de Deus. Ele virá! Deus não o terá por inocente, ou alguém que foi simplesmente enganado por satanás. Ele te crioucom poder de escolha. O único responsável por suas escolhas é você!Tanto no presente quanto no futuro o juízo de Deus sobre o pecado é certo eclaro. Não adianta pensarmos ou tentarmos escapar de suas conseqüências. Um dia elas virão sobre nossas vidas. (Romanos 6:23)

3) Abra os olhos.
Praticamente tudo que tem acontecido na sua vida de ruim é conseqüência de pecados. O intuito da carne, do diabo e o do mundo é de fazer você pecar. Essa é a única forma de te afastar de Deus. Por isso os seus inimigos investirão muito para que você peque.

4) O pecado escondido.
Todos nós temos pecado, mesmo que ele esteja escondido lá no fundo e àsvezes nem nós estamos vendo. O diabo faz tudo para que eu pense que não tenho pecado. Porque assim como a lepra mata as pessoas sem elas sentirem que estão morrendo, ele (o diabo) quer fazer a mesma coisa com você. Com certeza sua consciência te avisou que algo que você faz não é certo. Nocaso de você continuar a fazer, a sua consciência vai deixando de falar até que ela fica toda cauterizada e não fala mais, mas com certeza você sabe que um dia ela falou sobre o que você fez.

5) Pecados
O pecado pode ser de diversas formas, desde os mais claros e óbvios quanto aos mais encobertos e difíceis de reconhecê-los.

Pecados óbvios
- Matar;- Adulterar;- Roubar;- Mentir e assim por diante.

a)  Pecados não tão óbviosa) Com os pais
Tratar os pais de forma inadequada e desonrosa. Honrar pai e mãe é o primeiromandamento com promessa. Quer viver muito? Honre seu pai e sua mãe. É pecado diante de Deus ter uma atitude de desrespeito aos pais, não importa quem sejam. Os Pais não devem ser criticados ou medidos, mas amados.

b) Com os filhos
Devem ser amados e ensinados e nunca largados como se o fossem responsabilidade nossa. Temos que ensinar e colocar os limites aos quais elesdevem  andar e viver.

c) Com os Cônjuges
Foi Deus quem criou o casamento. E eles devem ser respeitados como a palavra de Deus o diz.

*PASSAR O FILME (JOGOS MORTAIS)
6) Como vencer o pecado?a) Arrependendo-se
Arrependimento é reconhecimento de erro e disposição de não mais fazer o que vem sendo feito. Arrependimento não é remorso pelo que fez. O remorso gera culpa e leva a pessoa ao caminho da depressão. Arrependimento também não é bom senso de ver que o que fez é errado e que não deveria ter sido feito. Arrependimento é a convicção interior produzida pelo Espírito Santo de erro e de que o que foi feito afrontou o Deus vivo. O arrependimento gera inicialmente tristeza e posteriormente uma firme disposição de mudança devida. O arrependimento vem quando a luz de Deus chega às nossas vidas e nós passamos a nos enxergar de tal forma que a única coisa que nos resta é nos quebrantarmos diante de nosso Deus. A grande conseqüência imediata do arrependimento é nosso quebrantamento.

b) Sendo radical
Depois do arrependimento a próxima atitude a ser tomada é ser radical com aquilo que te fazia pecar diante de Deus. Deixe completamente aquela atitude. A bíblia diz que se teu olho te faz pecar arranca ele e joga fora. Se tua mão te faz pecar corta ela. Isso fala de radicalidade contra o pecado. O pecado acaba matando sua vida, seus sonhos e sua família, então mate em sua vida aquilo que está te matando. Seja radical contra o pecado.

c) Salmo 51
O salmo 51 é um ótimo exemplo de alguém que pecou, mas entendeu que esse pecado o afastava de Deus e trazia terríveis conseqüências sobre sua vida. Por isso o salmista (que era o rei Davi) se arrependeu, e mais, escreveu seu arrependimento para nos servir de exemplo.

Conclusão
1) Arrependa-se; 2) Abra o coração para o Senhor; 3) A luz Dele está aqui, aproveite e se enxergue; 4) Confesse para Deus cada um dos seus pecados que o Espírito Santo te farálembrar agora; 5) Confesse com choro e quebrantamento, e o Senhor restaurará a alegria dasalvação e lhe dará um espírito inabalável.

Objetivo dessa palavra
Essa palavra tem como objetivo levar as pessoas a entenderem as conseqüências dos pecados em nossas vidas. A partir daí se arrependerem deles, confessando-os especificamente. Aqui já não aborda a questão como um estilo de vida e sim como algo que aconteceu. Por isso tem nome e dia onde foi praticado.

Apelo
O apelo dessa palavra é para quem se arrepende de pecados sabidos e praticados e que querem confessar diante do Senhor para ficarem livres deles e de suas conseqüências.